sábado, 14 de julho de 2018

AMPLIAÇÃO DO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DO CAMPUS

Acadêmicos(as) da 8ª fase do curso de Agronomia da UNEMAT/NX, planejaram e executaram a revitalização do espaço de convivências do campus que fica em frente a cantina. A ação é coordenada pela professora Mariney de Menezes e vinculada a disciplina de Floricultura e Paisagismo.
De acordo com a professora Mariney, a atividade desenvolvida nesta quarta (04/07/2018) faz parte das comemorações dos 40 anos da UNEMAT, e é momento em que os acadêmicos aprendem sobre o paisagismo na prática, deste a produção das mudas, instalação do jardim, manejo (irrigação, adubação, poda, controle de doenças e pragas).
A professora ressalta que além da ampliação do espaço de convivência, os acadêmicos revitalizam alguns dos jardins desenvolvidos nos semestres anteriores, como a carga horária destas atividades extrapolam a carga horária da disciplina, foi institucionalizado um projeto de extensão (PORTARIA N' 1765/2016), para conseguir concluir as ações.
Em conversa com as acadêmicas Fernanda Carvalho e Bruna Maria Roldão Lopes, foi relatado que sem estas ações práticas, dificilmente o aprendizado seria satisfatório, pois foi através das atividades práticas que os conteúdos teóricos passaram a fazer maior sentido. Ainda de acordo com Fernanda e Bruna, este foi um projeto diferenciado, pois por se tratar de uma área extensa, a professora optou manter toda a turma neste projeto. 
Para viabilização da ação, foi elaborado pelos acadêmicos e professora, um projeto digital (via software SketchUp) e escolhidos e calculados matérias e plantas a serem utilizados na ampliação. De acordo com as acadêmicas (Fernanda e Bruna), toda a turma contribui para que o projeto fosse bem executado, pois foi preciso buscar doações, realizar rifas, etc. Ao serem questionadas sobre qual maior dificuldade na execução do projeto, as acadêmicas relataram que foi em conseguir as britas, e que só foi possível graças ao auxílio de Campus (Diretores Ricardo K. Umetsu, Raphael Fernandes Lopes e Colegiado Regional) que custeou a compra das britas. 
Através do Link <https://drive.google.com/drive/folders/11Q8PN3QsuWMVb-ODyD_s6Qe01OZD9fcD?usp=sharing > é possível verificar fotos do antes, durante e depois da execução da ação.  

  1.  Por André Milhomem