sábado, 4 de julho de 2020

SIGAA: Unemat implanta novo sistema acadêmico para graduação

Os alunos de graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) passam a utilizar, a partir desta sexta-feira (3), o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
O Sigaa propiciará aos alunos da graduação diversos serviços, como efetivar matrículas no início de cada semestre letivo e consultar notas e índices acadêmicos, de uma forma mais eficiente e rápida. Os discentes poderão ainda emitir documentos como atestado de matrícula, histórico escolar e declarações de vínculo e de conclusão diretamente no sistema de forma on-line, sem a necessidade de deslocamento a uma das Supervisões de Apoio Acadêmico. Este novo sistema substitui o Sistema Acadêmico de Gestão Unificada (Sagu) em toda a Universidade.

O processo de implantação do Sigaa na Unemat foi iniciado em 2019 com os alunos de pós-graduação e, em janeiro deste ano, com os alunos de graduação do câmpus de Barra do Bugres e, agora, expande-se aos demais alunos da graduação.
O pró-reitor de Ensino de Graduação, Alexandre Gonçalves Porto, destaca que a implantação do Sigaa é um avanço significativo nas atividades de ensino de graduação da Unemat. “Além de melhorias na gestão administrativa, a plataforma Turma Virtual integrada ao sistema possibilitará importantes avanços no processo de ensino-aprendizagem com ferramentas que ampliam a interação professor/aluno”, explica Porto.
O reitor Rodrigo Bruno Zanin explica que, com o módulo graduação do Sigaa, a relação dos alunos com a Universidade será mais rápida e menos burocrática. “Este sistema é  fruto de um grande trabalho, iniciado na gestão passada, que visa apoiar as decisões dos diversos setores e ações da Unemat, como o Ensino Remoto Emergencial (ERE), por exemplo, que é uma necessidade da Universidade para o momento que vivemos”, disse o reitor.
Para ter acesso ao Sigaa, o aluno necessita ter e-mail institucional (@unemat). A senha para acesso ao sistema é a mesma do e-mail, que também já possibilita acesso à Biblioteca Virtual.
O tutorial abaixo ensina, passo a passo, como cadastrar um e-mail institucional.


Fonte da matéria: Portal Unemat, por por Nataniel Zanferrari. Disponível em: http://portal.unemat.br/?pg=noticia/13262 Acessado em; 04/07/2020