quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Projeto Embalagem Amiga

Projeto de extensão desenvolvido por equipe da UNEMAT do Câmpus de Nova Xavantina propicia a coleta e destinação de resíduos de alumínio em prol de entidades filantrópicas. O Projeto Embalagem Amiga, coordenado pela Docente Ana Caroline Mocelin Marchetto, tem como objetivo realizar coleta e destinação correta de embalagens vazias de desodorantes aerosol em municípios da microrregião de Canarana - MT e colaborar com a manutenção das atividades entidades filantrópicas, especialmente, aquelas que atuam na proteção de animais abandonados. A ideia surgiu a partir da mesma iniciativa desenvolvida pelo Projeto Lunaar em Cuiabá, apoiada pelo Abrigo Amigos de Quatro Patas de Nova Xavantina, um espaço que há sete anos trabalha com acolhimento, tratamento e socialização de cães abandonados no município de Nova Xavantina, especialmente, no Campus da UNEMAT.

No Brasil, em 2005 aproximadamente um quinto do lixo era composto por embalagens, são 25 mil toneladas destinadas aos depósitos de lixo, contribuindo para o esgotamento de aterros, dificultando a degradação de outros resíduos e muitos outros tipos de impactos ambientais menos visíveis ao consumidor final (IDEC, 2005). Todo esse impacto poderia ser diminuído, basicamente, por meio da correta separação e destinação dos resíduos, especialmente o alumínio que leva em torno de 200 anos para se decompor.

Nos municípios Nova Xavantina, Água Boa e Canarana não há o serviço de coleta seletiva de resíduos e ainda a disposição final destes é feita em lixões. Assim, este projeto propõe aos cidadãos dos referidos a entrega voluntária de embalagens de desodorante aerossol vazias para destinar à empreendimentos de reciclagem e reverter o valor da venda a entidades filantrópicas. Logo, contribui-se para a disseminação da educação ambiental não formal voltada a práticas de coleta seletiva, além de auxiliar na manutenção das atividades exercidas por entidades de proteção animal dos municípios participantes e, ao hospital do Câncer de Barretos (SP).

 

Se você tem embalagens vazias de desodorantes aerosol e deseja colaborar, confira abaixo os pontos de coleta das embalagens nos municípios:

 

Nova Xavantina: Cantinho do Celular e Informática e JC Papelaria;

Água Boa: ICF Construtora; e

Canarana: Empório do Mate, Disvale, Projeta Engenharia, Simétrica Engenharia e Construções, Morgana Turra Arquitetura e Interiores e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

 

Para mais informações: ana.marchetto@unemat.br