terça-feira, 1 de setembro de 2020

NAS ONDAS DA UNEMAT: Projetos de Extensão irão levar cultura e informação para a sociedade via rádio web

A Ixpia Rádio Web Unemat é um projeto de extensão coordenado pelo professor Alcione Lescano de Souza Júnior do Curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em Cáceres e foi criada com o objetivo de valorizar e difundir a cultura mato-grossense, em especial a música produzida pelos artistas do Estado.

Agora, buscando ampliar o alcance da proposta, a Ixpia Rádio Unemat junta-se com mais dois projetos de extensão: o Unemat na Estrada, coordenado pelo professor Rubens José Bedin e o NX Interativa, coordenado pelo professor André Luiz Borges Milhomem, ambos do Câmpus de Nova Xavantina. O primeiro tem por objetivo levar informações sobre a Universidade e os cursos que oferta para estudantes do ensino médio do Vale do Araguaia e o segundo objetiva produzir e distribuir informações sobre a UNEMAT para a sociedade.

Dessa forma, os três projetos juntos criam o Programa de Extensão Universitária “Nas ondas da UNEMAT” que irão, além de difundir a cultura e valorizar a música produzida no Estado de Mato Grosso, também criar espaços na programação da rádio para levar informações para os estudantes do ensino médio do Estado e para veicular as notícias sobre a Universidade: os programas “Nas ondas da Unemat” e “Unemat notícias”.

A Ixpia Rádio Unemat vêm construindo pontes com os artistas do estado de Mato Grosso e é apoiadora do IXPIA O FESTIVAL, que une representantes das mais diversas formas de expressões artísticas. O mesmo nome é apenas coincidência já que “ixpia” é uma palavra que carrega o sotaque cuiabano, fruto da confluência do idioma bororo e dos europeus portugueses.

Acesse https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.radiosapp5.ixpiardiounemat baixe o aplicativo e ouça a Ixpia Rádio Unemat.

 

IXPIA O FESTIVAL

Primeiro festival de lives de Mato Grosso, IXPIA O FESTIVAL estreou em abril de 2020, como resultado de um trabalho colaborativo. A iniciativa, no entanto, surgiu de uma simples conversa entre os compositores Rauni Vilasboas e André Coruja; um breve encontro virtual que serviu de impulso para a soma de outras tantas vozes. Agora, o evento online chega à sua 2ª edição, que terá início no dia 7 e se estende por todo o mês de setembro, com diversificadas atrações.

IXPIA O FESTIVAL – 2ª edição

A segunda edição do Ixpia O Festival será lançada no próximo domingo (30), em uma live no perfil do evento (@ixpiaofestival), comandada pelos comunicadores Dewis Caldas, jornalista e músico maranhense que atuou por dez anos em Mato Grosso, e a cuiabana Aline Rarara.

Eles irão anunciar as atrações do evento e relembrar momentos marcantes da primeira edição, realizada entre abril e maio. Mas não se trata apenas de saudar o passado, mas de vislumbrar o futuro, já que, à ocasião, os organizadores prometem uma surpresa para público e artistas.

            Ixpia O Festival – 2ª edição ocorre na rede social Instagram, com duração de 28 dias, entre 7 de setembro e 4 de outubro. A programação conta com performances musicais, teatrais, de pintura, fotografia, cinema, literatura e suas interlocuções e hibridismos, além de conversas sobre produção cultural, direitos autorais e marketing, entre outros assuntos. Esse encontro de formas de expressão marca um lugar das Artes – vinculadas por um lugar geográfico – em coexistência, sem delimitação em formas artísticas engessadas. Ixpia O Festival é lugar de diversidade.

As apresentações ocorrem, uma a uma, nos perfis de cada artista participante, coordenadas pelo @ixpiaofestival. Na sequência, em uma transmissão ao vivo no mesmo perfil, o apresentador do dia entrevista os artistas que se apresentaram ao longo da tarde, repercutindo os shows e as reações do público.

Uma das inovações do Ixpia O Festival é a parceria com três rádios mato-grossenses. Continua o apoio da Rádio Assembleia 89.5 FM, que transmitirá parte da programação e seguirá com a cobertura completa do festival. A rádio Capital FM 101.9, de Cuiabá, por sua vez, soma com um programa dedicado a canções dos participantes, sempre aos domingos, às 11h, com produção e apresentação de Raul Fortes. Por fim, a novíssima Ixpia Rádio Unemat, online e idealizada pelo compositor e professor Lescano, é mais uma parceira na difusão dos trabalhos dos artistas.

            Vale lembrar, a iniciativa do Ixpia O Festival é totalmente independente e colaborativa, construída a custo zero. Seu principal objetivo é disseminar a ideia de que “juntos somos mais fortes”, comumente teorizada, mas muitas vezes deixada de lado na prática. Acredita ainda que o movimento nas redes, além de beneficiar individualmente os artistas participantes – com a contrapartida de engajamento –, alimenta uma cadeia criativa que parte do local, estimulando todo seu entorno.

(Fonte: Notícias de Chapada).