sábado, 27 de novembro de 2021

INCLUSÃO DIGITAL: Unemat doará 300 tablets a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica

As inscrições devem ser feitas a partir de amanhã (27) e seguem até 8 de dezembro
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) doará 300 tablets a estudantes dos cursos de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não possuam acesso a dispositivos de informática.

As inscrições devem ser feitas a partir de amanhã (27) e seguem até 8 de dezembro.

Os aparelhos serão distribuídos proporcionalmente ao número de estudantes matriculados dos câmpus universitários, núcleos pedagógicos e na Educação a Distância.

A aquisição de tablets foi realizada com verba de R$ 300 mil via emenda parlamentar.


O reitor da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin, reforça o empenho da Universidade em atender aos alunos. “Os estudantes são a prioridade para a Unemat, a formação destes acadêmicos neste momento difícil de pandemia. Tudo que precisar ser feito para que nossos acadêmicos possam continuar com a sua formação será feito por esta Universidade”, garante o reitor.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Antonia Alves Pereira, lembra que a ação surgiu devido à necessidade dos estudantes. “Durante o ensino remoto emergencial, percebemos que muitos estudantes não tinham equipamento para a realização das atividades pedagógicas. Por este motivo, os recursos oriundos da emenda parlamentar foram recebidos com muito entusiasmo pelas nossas equipes nas unidades, visto que será possível atender àqueles com mais vulnerabilidade socioeconômica. É importante mencionar também que a Unemat fez importante complementação financeira para que pudessem ser adquiridos os equipamentos”, disse a pró-reitora.

A diretora de Gestão de Integração e Assistência Estudantil, Luciene Castueira, destaca que a Unemat tem se empenhado para atender a esse grupo de estudantes com o Auxílio Digital, desde que foi aprovado o Ensino Remoto Emergencial. “Ainda em 2020 foi concedido o Auxílio Inclusão Digital por meio de um chip de 10 GB e, para contemplar todos os municípios em que estamos presentes, foi instituído o Auxílio Financeiro para a Inclusão Digital em 2021", declarou a diretora.


COMO PARTICIPAR

As inscrições devem ser feitas a partir de amanhã (27) e seguem até 8 de dezembro.

Para receber o tablet, o aluno deve estar matriculado em curso de graduação no período letivo 2021/2, possuir renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio, não possuir vínculo empregatício, não dispor de equipamentos de informática (computador, notebook, chromebook, tablet ou dispositivos similares, exceto smartphone), para desenvolver as atividades acadêmicas e ser aprovado em todas as etapas do processo seletivo.

Estudantes com status ativo de formando ou graduando e estudantes que possuem Bolsa Estágio oferecida pela Unemat ou outras instituições públicas ou privadas não podem participar do seletivo para receber o equipamento.

O edital completo pode ser acessado clicando aqui.

O processo seletivo dos candidatos acontecerá em duas modalidades: Adesão e Solicitação.


ADESÃO

Os estudantes beneficiados no Programa de Assistência Estudantil, nas modalidades de Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia ou Auxílio Emergencial no ano de 2021 devem preencher o formulário do Google. O resultado preliminar da homologação das inscrições será publicado no dia 14 de dezembro.


SOLICITAÇÃO 

Os estudantes não beneficiados pelo Programa de Assistência Estudantil devem preencher o formulário socioeconômico on-line como primeira etapa. O resultado preliminar da homologação das inscrições será publicado no dia 14 de dezembro.

No dia 20 de dezembro será publicada a convocação para a segunda etapa, o envio on-line da documentação comprobatória, que poderá ser feita de 21 de dezembro a 17 de janeiro. O resultado preliminar da segunda etapa será divulgado no dia 1º de fevereiro.

Na terceira etapa será realizada entrevista com os classificados na segunda etapa.

No dia 9 de fevereiro será publicada a convocação para a terceira etapa, que consistirá de entrevista com os classificados. No dia 11 de fevereiro será publicado o calendário de entrevistas de cada câmpus, núcleo e do Ensino a Distância. As entrevistas ocorrerão entre 14 e 21 de fevereiro. O resultado preliminar da terceira etapa será divulgado no dia 24 de fevereiro.

O resultado final será divulgado no dia 11 de março, com a convocação para entrega dos tablets e assinatura do termo de compromisso sendo publicada no dia 14.

Os tablets serão entregues entre 15 e 25 de março, conforme horário administrativo de cada câmpus, núcleo e da Educação a Distância.


Fonte: UNEMAT. Por: Nataniel Zanferrari. Disponível em: https://unemat.br/noticias/26-11-2021-unemat-doara-300-tablets-a-estudantes-em-situacao-de-vulnerabilidade-socioeconomica Acessado em: 27/11/2021