sexta-feira, 26 de junho de 2020

MISSÃO CUMPRIDA: Professora da UNEMAT de Nova Xavantina se aposenta depois de 32 anos de trabalho

Fonte: http://lattes.cnpq.br/5399271067394555
A professora Beatriz Schwantes Marimon, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em Nova Xavantina, teve sua aposentadoria publicada no último dia 05/06 no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, depois de quase 33 anos dedicados ao ensino e à pesquisa, contribuindo com a ciência e com a formação de muitos outros pesquisadores e professores.
A professora tornou-se referência para toda a comunidade acadêmica devido a sua ampla atuação em atividades de ensino, ministrando disciplinas e orientando trabalhos de conclusão de cursos (monografias), bem como por sua imensa colaboração para a ciência com vários trabalhos de pesquisa e coordenação de projetos nacionais e internacionais. Tudo isso faz com que ela seja lembrada como parte do Câmpus de Nova Xavantina e de toda a UNEMAT.
Beatriz trabalhou no Curso de Ciências Biológicas do Câmpus da UNEMAT de Nova Xavantina desde o ingresso da primeira turma no ano de 1993. Ela graduou-se em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1987. fez mestrado em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) em 1997, onde doutorou-se em Ecologia no ano de 2005. Possui pós-doutorado pela Universidade de Leeds, na Inglaterra, realizado entre 2012 e 2013.
A Doutora Beatriz Schwantes, “Bia” como sempre foi chamada pelos colegas e amigos, tem vasta experiência nas áreas de botânica e ecologia da vegetação e atuou durante sua produtiva carreira em florística, estrutura e dinâmica de cerrado, cerradão e florestas, ecologia de campos de murundus e pantanal. Muito atuante, ela participa ainda, como pesquisadora das redes RAINFOR e Global Ecosystems Monitoring, da Universidade de Oxford. além disso coordena, desde 2010, o projeto Transição Cerrado-Floresta Amazônica: bases ecológicas e socioambientais para a conservação (PELD-CNPq).
Reconhecimento
O biólogo David Munaro, graduado na primeira turma do curso de Ciências Biológicas do Câmpus de Nova Xavantina em 1996 e hoje diretor da Escola Estadual 20 de Março no município de Querência, destaca: “fui aluno da professora na graduação e na especialização. Me lembro perfeitamente das aulas da professora, uma profissional altamente comprometida, dedicada e sempre atenciosa com todos”. David é um dos tantos que tiveram suas vidas impactadas pela UNEMAT e que tiveram a oportunidade de aprender e conviver com a professora Beatriz durante a formação acadêmica.
Outra bióloga, a escritora Raquel Cantarelli, também se graduou na primeira turma e, assim como David Munaro têm boas lembranças da professora Beatriz. “A professora Beatriz é uma das pessoas mais fortes e determinadas que tive o prazer de conviver. Conheci sua dedicação à ciência e a implantação da UNEMAT em NX. Aposentada? Isso nunca! Corre sangue verde nas suas veias. Beatriz está só começando”. Diz, Raquel.
De certo modo ela está certa, pois a própria professora Beatriz escreveu em um grupo nas redes sociais após inúmeras parabenizações, “já entrei com o pedido para atuar como ‘Professora Sênior’...Vou continuar contribuindo. Podem contar comigo sempre”. E, com humor, exclama: “Se parar eu morro”.
Se os acadêmicos da primeira turma de Ciências Biológicas lembram-se com carinho e respeito da professora Beatriz mesmo depois de 30 anos, os acadêmicos de hoje, na graduação e na pós-graduação, ampliam esses sentimentos e enaltecem orgulhosamente as qualidades profissionais e humanas dessa incansável pesquisadora.
O biólogo Fernando Elias, que foi aluno da professora Beatriz na graduação e no mestrado e que há quase 11 anos trabalha com ela no laboratório de Ecologia Vegetal (LABEV), destaca seu papel de mentora e orientadora, dele e de tantos outros profissionais que tiveram essa oportunidade no interior do Estado de Mato Grosso. O doutor Fernando não esconde o entusiasmo ao falar da professora e relata: “me lembro do meu primeiro campo no Parque Estadual do Araguaia. Tudo era novo para mim e a professora Beatriz às vezes parava o trabalho para explicar coisas básicas...sempre com atenção e carinho...sempre disposta a ajudar”. Essa disposição em ajudar talvez seja a sua característica mais evidente entre a comunidade acadêmica, contracenando com sua brilhante atuação na pesquisa e na extensão universitária.
Halina Soares Jancoski, bióloga e doutora em Ecologia e Conservação pelo Programa de Pós-Graduação de Nova Xavantina, também reconhece o trabalho da professora Beatriz. Segundo Halina, a professora “veio ao mundo para ensinar e também está apta para aprender. É o tipo de professor que está aberto às inovações, as mudanças e ao futuro”. Emocionada, ela destaca a sensibilidade e a firmeza com que a professora desempenha o seu trabalho. “A professora Beatriz consegue enxergar as diferenças entre os acadêmicos, incentivando e motivando a criatividade de todos. Ela semeou boas sementes em cada um de nós e nos fez acreditar que o nosso trabalho é importante e que a nossa universidade do interior tem tudo para se tornar uma grande universidade”.
A doutora Simone Mathias Reis, colaborou com essa matéria fazendo um agradecimento emocionado em vídeo. Outros também enviaram vídeos. Que tiveram algumas partes transcritas. Mas é uma tarefa difícil transferir os sentimentos para as linhas de um texto, mesmo que este venha carregado de emoção. Já que esta matéria tem a intenção de homenagear alguém que admiramos.  Por isso, mesmo merecendo ser transcrito na totalidade, foram selecionados alguns trechos do depoimento de Simone, que durante toda a sua fala expressa profunda gratidão à professora Beatriz, com palavras ela nos conta como foi e é conviver com ela, aprender com ela e, sobretudo, o quanto ela transformou sua vida e de tantos outros estudantes de escolas públicas que, como Simone, puderam fazer doutorado no exterior, o que antes era apenas um sonho. Com os olhos, a doutora Simone diz muito mais. É um misto de reverência e admiração que deixam claro o quanto a “Bia” foi capaz de fazer a diferença. “Ela é um exemplo. Nunca parou, sempre buscando mais. E mesmo nessa correria toda que ela vive ela sempre encontra tempo para falar sobre ecologia. Basta alguém perguntar alguma coisa sobre ecologia que ela pára tudo e dá uma aula sobre o assunto, sempre com carinho e preocupação com todos...ela torce e vibra por cada conquista de seus alunos...ela incentiva todos a continuarem em frente...poderia ficar horas falando das qualidades da professora Beatriz....ela é uma mulher fascinante...nas Ciências ela é muito rígida e rigorosa...”. Diz Simone Reis no seu depoimento.
Para o professor Cesar Crispim Vilar, Diretor Político, Pedagógico e Financeiro do Câmpus (DPPF), “a liderança e a dedicação com que a professora Beatriz conduz o seu trabalho resultou em um legado muito importante para a UNEMAT, transformando a instituição, o Câmpus e o Município de Nova Xavantina.

Sem dúvida, a professora Beatriz gravou na seu nome na ciência e no Câmpus e ajudou a escrever a história da Universidade do Estado de Mato Grosso. Beatriz é casada com o também professor e pesquisador Ben Hur Marimom Júnior. Eles estão juntos há 32 anos e têm dois filhos e um neto, Rodrigo, Alessandra e o pequeno Rafael. 

Por Rubens José Bedin
Por Ben Hur Marimon Júnior 


Por Ben Hur Marimon Júnior 

Por Ben Hur Marimon Júnior 

Por Ben Hur Marimon Júnior 

Por Ben Hur Marimon Júnior 

Acervo do Câmpus da Unemat/NX

Acervo do Câmpus da Unemat/NX