domingo, 19 de fevereiro de 2023

Diplomados pela Unemat asseguram nova perspectiva de vida

Terminar o ensino superior, ainda mais em uma universidade pública é o sonho de muitas famílias. Em Nova Xavantina, 53 famílias viveram a emoção de ver seus ente queridos conquistar o tão sonhado diploma universitário. A cerimônia de colação de Grau da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, ocorreu na quinta-feira (16) no Ginásio de Esportes Frederico Campos.

Para as famílias dos jovens agrônomos Paulo Victor, 24 anos e Janesley João Ferreira, 28 anos a alegria é ainda maior. Antes mesmo de estarem com o diploma conquistado na Unemat, os dois já estão com a carteira assinada e trabalhando na área em que escolheram. Mas chegar a esse momento, requereu muita dedicação da parte dos dois.
Paulo Victor se mudou de Bom Jardim, em Goiás para Nova Xavantina em busca de um sonho, mas a pandemia de Covid 19 ocasionou muitas mudanças na vida do jovem. Com a pandemia instalada, ele retornou para a casa dos pais no interior de Goiás, e lá sofreu um severo acidente de moto, que quase tirou sua vida. “Foram mais de 30 dias na UTI, 14 fraturas na face, além de uma parada cardiorrespiratória. Os médicos já tinham me desenganado e comunicado meus pais, mas, eu consegui me recuperar”, contou. 

Esse grave acidente aconteceu antes mesmo da Unemat retomar as atividades acadêmicas de forma on-line, e foi por conta do formato adotado pela Universidade que ele pode continuar estudando mesmo longe de Nova Xavantina. “Meus colegas de faculdade, que realizaram minha matricula, e me ajudavam durante a minha recuperação. Aos poucos fui melhorando e conseguindo acompanhar as aulas e as atividades com maior autonomia. Hoje eu já estou empregado, a Unemat me abriu as portas, abriu a mente, tanto no pessoal como no profissional. Tenho uma gratidão profunda por essa universidade. Aqui fiz amigos, recebi todo apoio dos professores que são altamente capacitados”, revelou Paulo Victor.

Para Janesley, a superação também fez parte da sua vida. Ele era servente de pedreiro em Britânia, interior de Goiás, mas a esposa do seu patrão veio trabalhar na Unemat em Nova Xavantina e lhe falou dos cursos que a universidade oferecia. “Eu ia fazer o Enem e coloquei a Unemat como opção e foi assim que eu vim para cá. No começo foi bem difícil, eu trabalhava no laboratório coordenado pela professora Luciane Rosvalque, ela me ajudava financeiramente e depois me indicou como bolsista do projeto Rede de Sementes Xingu. Tenho uma gratidão enorme por ela. Meus pais também me apoiaram muito, mas infelizmente meu pai não está mais aqui para me ver formado, mas sei que ele está muito feliz”, contou,

O ex-servente de pedreiro, hoje engenheiro agrônomo, também já está com a carteira assinada, trabalhado na área.  “Eu sou o primeiro da minha família a terminar um curso superior. Eu consegui o emprego a partir do estágio, lá na minha empresa, tem muitos egressos da Unemat que atuam na equipe. Eu sou muito grato a essa universidade, aos professores que me apoiaram e a minha família. A Unemat me fez chegar a lugares que eu nunca imaginei que chegaria”, afirmou.

As jovens Jordana Duarte Vieira, 23 anos, formada em Engenharia Civil e também Bruna Mendes dos Santos, 23 anos, formada em Turismo, também comemoram a conquista do diploma superior. As duas são moradoras de Nova Xavantina, e sempre desejaram fazer uma universidade pública.  “Fazer o meu curso aqui na Unemat foi ótimo para mim. Tivemos muito apoio dos servidores, desde o pessoal da limpeza, os vigilantes, dos professores e dos servidores técnico-administrativo. Eu tenho muito orgulho da minha formação, e já iniciei parcerias com escritórios aqui na cidade, mas ainda tenho um sonho: voltar daqui há alguns anos, para dar aulas na Unemat”, conta Jordana.

Bruna, recebeu o diploma universitário das mãos da reitora Vera Maquêa, numa cadeiras de rodas. Ela foi atropelada quando ia provar a roupa da formatura.  “Foram muitas dificuldades para chegar até aqui, mas as conquistas também foram muitas", contou emocionada. Para ela, que se apaixonou pelo turismo pelas possibilidades e versatilidade que o curso oferece e principalmente pelas lutas sociais que o turismo pode empreender. “Até mesmo, esse momento que estou vivenciando as dificuldades do cadeirante, mesmo que temporário, estão servindo de lições para que eu possa atuar de forma mais contundente nas lutas sociais para minimizar as desigualdades”, afirmou.

O biológo formado pela Unemat, Arthur de Sena Santos, 28 anos, veio de Brasília. Estudioso de cobras, ele diz que veio estudar em Nova Xavantina depois  que o professor Guarino Rinaldi Colli, que atua na UNB e também no programa de pós-graduação da Unemat, lhe falou da instituição. “Para mim foi maravilhoso estudar na Unemat, eu pude quebrar paradigmas, viver em uma cidade pequena, além da possibilidade de estudar diversas cobras do cerrado e até encontrei uma cobra da região amazônica que veio seguindo o curso d´água. Hoje, essa formatura é um até logo, pois eu vou continuar fazendo pesquisas aqui na Unemat”, afirmou.

A reitora Vera Maquêa que presidiu a cerimônia de colação de grau, endossou os discursos de gratidão que os agora profissionais fizeram, e destacou o compromisso que eles têm em continuar levando o nome da Universidade do Estado de Mato Grosso. “Essa é uma universidade de oportunidades, eu sou egressa dessa instituição, juntamente com tantos outros professores que tiveram a oportunidade de estudar aqui, e retornar como professores, como servidores. Nós estamos sempre de portas abertas para vocês e suas famílias”,

Em Nova Xavantina a Unemat concedeu grau de licenciados e bacharéis para os alunos dos cursos de Turismo, Agronomia, Engenharia Civil e Ciências Biológicas. Participaram da solenidade de colação de grau o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento e de Administração, Finanças e Agricultura Familiar, João Ailton Barbosa, que representou o prefeito municipal João Machado Neto; o vice-reitor Alexandre Porto; os pró-reitores de Ensino de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e Cultura, professores: Nilce Maria da Silva, Aurea Ignácio e Everton Ricardo do Nascimento; os diretores Político-Pedagógico e Financeiro , e Administrativo do câmpus de Nova Xavantina o professor Vandoir Holtz e a servidora técnico-administrativo Josiane Liberato Vilela; a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ciências Sociais Aplicadas, professora Rita Maria da Paula Garcia, além dos coordenadores de curso e demais autoridades acadêmicas, Civis e Militares. 

Por Lygia Lima. Disponível em: https://unemat.br/noticias/18-2-2023-diplomados-pela-unemat-tem-suas-vidas-transformadas-em-nova-xavantina. Postado em: 18/02/2023 

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS DA COLAÇÃO.