segunda-feira, 28 de agosto de 2023

UNEMAT NOVA XAVANTINA PARTICIPA DO 10° ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR

Oito acadêmicos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Turismo, do campus universitário de Nova Xavantina, estão participando do 10° Encontro da Rede de Estudos Rurais, na Universidade Federal de São Carlos, no campus de São Carlos – SP. Participam, com eles, os professores Rodrigo Tarsitano, Raffaela Garcia e Marla Weihs.

A participação dos acadêmicos no Encontro foi organizada pelo Grupo de Pesquisa em Agriculturas e Meio Ambiente (GAMA). A atividade está vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 11) Vulnerabilidade, adaptação e resiliência da agricultura familiar, coordenado pelas professoras Renata Evangelista de Oliveira, da UFSCar, Campus de Araras, e Marla Weihs, da UNEMAT, Campus de Nova Xavantina. A equipe do GAMA aprovou quatro artigos no evento, que estão sendo apresentados pelo grupo que participa do encontro em São Carlos (ver lista abaixo).

Para muitos dos acadêmicos, esta é a primeira vivência em um evento em nível nacional. É visível a satisfação do grupo ao ouvir grandes nomes da agroecologia e dos movimentos sociais das mulheres, negros, sem terra e quilombolas, bem como de reconhecidos pesquisadores de temas como conflitos socioambientais, violência, agricultura familiar e sistemas agroflorestais, entre outros.

Na primeira etapa da atividade do GT 11, metade da sala foi ocupada pelo grupo da UNEMAT de Nova Xavantina. Nosso sentimento é de quem cumpriu mais uma missão: promover o intercâmbio de sujeitos e conhecimentos que levam o nome da UNEMAT para outras instituições e, principalmente, geram reflexões sobre quem somos e como podemos contribuir, em termos de pesquisa e extensão, para que o mundo rural se torne um lugar melhor para trabalhar e viver.

Agradecemos à Reitoria e à Direção do Campus de Nova Xavantina por dar suporte à essa iniciativa. Agradecemos igualmente à Fapemat, pelos recursos que fomentam nossas pesquisas e ações de extensão.

O GAMA é formado pelos professores Ary Carneiro, Rodrigo Tarsitano, Regiane Caldeira, Alan Kardec e Marla Weihs. O grupo de alunos que atuam junto ao laboratório (Agrifampa) é formado por 25 acadêmicos vinculados à Faculdade de Ciências Agrárias, Biológicas e Sociais Aplicadas (FABIS).

Lista de trabalhos aprovados:

1-Agrofloresta como estratégia de promoção do desenvolvimento: Aplicação da matriz FOFA no assentamento Nova Canaã do Leste.
Autores(as): Rodrigo Anselmo Tarsitano, Gesica Rodrigues da Costa, Raffaela Aparecida Queiroz Garcia.

2-Aplicação da matriz fofa para implantação de agrofloresta nos assentamentos Banco da Terra e Piau.
Autores(as): Isabella Lopes de Souza, Rodrigo Anselmo Tarsitano, Raffaela Aparecida Queiroz Garcia.

3-Produção alimentar, potencial produtivo e desafios à continuidade de fazeres e saberes rurais- experiências de agricultores familiares no Pontal do Araguaia –MT.
Autores(as): Regiane Caldeira, Alan Kardec Messias da Silva, Jéssica Rodrigues Batista.

4- Resiliência dos Agricultores Familiares aos Ciclos da Fronteira Agrícola: Estudo de Dois Casos do Assentamento Nova Canaã do Leste, Município de Nova Xavantina – MT.
Autores(as): Luana Costa Ferreira, Leidiany Pereira da Silva Souza, Thálitta Iara Américo Triches


Link da página do evento: https://redesrurais.org.br/encontro10/
Instagram AGRIFAMPA: @agrifampa












Texto produzido pela equipe GAMA em 29.08.23